FAQ

Tesouro Direto

A XP não cobra taxa de custódia para aplicar ou manter o título do Tesouro Direto em sua conta da corretora.

A compra do Tesouro Direto pode ser realizada da seguinte forma: 

  1. Entre no site www.xpi.com.br;
  2. Insira seu login e senha;
  3. Selecione “Produtos”;
  4. Tesouro Direto;
  5. Escolha o título, preencha com o valor e finalize com “Aplicar”. 

Uma vez realizada a aplicação, os recursos deverão estar disponíveis em sua Conta XP até às 10:00h do dia seguinte útil à data da aplicação.

[ ! ] As aplicações realizadas em dias úteis, das 9h30 às 18h, são efetuadas com os preços e taxas disponíveis no momento da transação. Das 18h às 5h e ao longo de todo o fim de semana ou feriado é possível realizar o “agendamento” da aplicação, em que serão considerados os preços e taxas de abertura do mercado do próximo dia útil.

Se o seu acesso ao portal do Tesouro Direto foi bloqueado por erro de senha e você foi orientado a entrar em contato com o seu Agente de Custódia, você poderá desbloquear seu acesso solicitando uma nova senha através do próprio site do Tesouro, clicando em “Esqueci minha senha”.

A habilitação no Tesouro Direto é automática na abertura de sua Conta XP. 

Você deverá receber em seu e-mail cadastrado uma confirmação do Tesouro de que a XP Investimentos foi registrada como o seu Agente de Custódia. Neste mesmo e-mail você receberá uma senha para acessar a área restrita à investidores do Tesouro Direto.

Caso não tenha recebido o e-mail de cadastro do Tesouro Direto, poderá solicitar a ativação enviando um e-mail através da área logada do site XP em: “Atendimento” > “Dúvidas Frequentes” > ” E-mail”. 

 

liquidação financeira das operações de compra de títulos do Tesouro Direto ocorre até as 10 da manhã do dia seguinte útil da aplicação. Nesse momento o valor deve estar necessariamente disponível em seu saldo de Conta XP. Caso a aplicação não seja realizada em dias úteis, será processada e liquidada financeiramente no próximo dia útil. 

Já a liquidação física, ou seja, a “entrega” dos títulos,  ocorrerá em sua Conta XP em 2 dia úteis após a data da compra do título.

  • D+0: compra do título
  • D+1 (da compra do título) até 10h da manhã: liquidação financeira
  • D+2  (da compra do título): liquidação física

Para comprar, vender e consultar seus títulos do Tesouro Direto via XP Pro (platafoma de negociação gratuita disponível em seu Portal XP), basta clicar em:  Negociação > Tesouro Direto

A transferência de custódia de Tesouro Direto é de responsabilidade da corretora  ou banco de origem, executora da ordem, não sendo necessário envio de documentação para a XP. Indicamos que entre em contato com a instituição que custodia atualmente seus títulos e verifique qual o procedimento padrão adotado.

Para agilizar a solicitação e evitar pendências, certifique-se de estar habilitado no Tesouro Direto na XP.

Independente, será importante ter em mãos os seguintes dados:

  • Sua conta de cliente na XP e na ORIGEM, incluindo dígito verificador
  • Razão Social: XP Investimentos CCTVM S/A
  • Agente de Custódia XP: 003-5
  • CNPJ XP: 02.332.886/0001-04

 

Para recuperar a sua senha de acesso ao portal do Tesouro Direto basta solicitar o reenvio de senha no próprio Portal do Tesouro, clicando em “Esqueci minha senha“. Uma nova senha provisória será automaticamente encaminhada para o seu endereço de e-mail cadastrado. 

O resgate de seu título do Tesouro Direto pode ser realizado da seguinte forma: 

  1. Entre no site www.xpi.com.br;
  2. Insira seu login e senha;
  3. Selecione “Produtos”;
  4. Tesouro Direto;
  5. Escolha o título, preencha com o valor e finalize com “Resgatar”. 

Uma vez realizado o resgate, o recurso financeiro estará disponível em sua Conta XP a partir das 13h do dia útil seguinte. 

[ ! ] O Tesouro Nacional garante liquidez diária aos seus títulos públicos adquiridos no Tesouro Direto e não exige prazo de carência ou limite de valor para o resgate. Lembramos que os títulos públicos são recomprados pelo Tesouro Nacional aos preços de mercado na referida data. 

O investidor somente poderá resgatar o título público antes da data de vencimento repassando-o para o Tesouro Nacional, que o recomprará ao preço que o título estiver sendo negociado no mercado no momento em questão.
Não há como cancelar a operação. Se, após a confirmação do investimento, o pagamento não for efetuado, o investidor receberá uma advertência definida pelo Tesouro Direto. 

O Tesouro Direto é um programa que possibilita a negociação, através da internet, de títulos públicos por pessoas físicas. Todas as pessoas físicas cadastradas no Tesouro Direto possuem uma instituição financeira intermediadora, como a XP, que são responsáveis por intermediar os ativos assim como solucionar as dúvidas dos clientes.

O Tesouro Direto oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração, contribuindo com a diversificação das alternativas de investimento.

Vantagens:

  • Segurança: 100% garantidos pelo Tesouro Nacional
  • Liquidez: Liquidez diária pela plataforma da XP
  • Diversidade: Opções de investimentos pré ou pós fixados, além de opção para proteção quanto à inflação
  • Investimentos a partir de R$30,00 (respeitando o mínimo de 1% do Preço Unitário do título)

A opção de reinvestimento no Tesouro Direto é utilizada para investir automaticamente o valor de seu título no vencimento ou o pagamento de juros  em um novo titulo.

Para realizar essa solicitação em seu portal de cliente acesse:Produtos> Tesouro Direto,.

Embaixo de cada título estará disponivel a opção de programar o reinvestimento.

A XP é a responsável tributária pelos investimentos em Renda Fixa, Fundos de Investimentos e Tesouro Direto, cabendo a ela a retenção na fonte de todos os impostos. 

Dessa maneira, ao declarar os rendimentos de Renda Fixa, Fundos de Investimentos e Tesouro Direto na declaração de imposto de renda informar o CNPJ da XP (02.332.886/0001-04).

Não é necessario  declarar o CNPJ dos emissores de Renda Fixa. Somente para fundos, a legislação obriga a inclusão do CNPJ do Fundo na Ficha de “Bens e Direitos”, por isso, essa informação poderá ser encontrada no seu Informe de Rendimentos.

Não! O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a BMF&FBovespa para venda de títulos públicos federais à pessoas físicas por meio da internet.

Pessoas jurídicas somente poderão investir em títulos públicos através do mercado secundário, comprando e vendendo os títulos disponibilizados na Plataforma de Renda Fixa da XP.

É possível realizar sua aplicação pelo site da XP através do acesso:

  1. Entre no site www.xpi.com.br;
  2. Insira seu número de conta e senha;
  3. Selecione “Produtos”;
  4. Tesouro Direto;
  5. Escolha o título, preencha com o valor e finalize com “Aplicar”. 

Também poderá realizar diretamente através do site do Tesouro Direto, https://tesourodireto.bmfbovespa.com.br/portalinvestidor/.

Caso opte por realizar a aplicação pelo canal do Tesouro Direto, a liquidação física e financeira da aplicação serão realizadas em sua conta XP.

Sim. O Tesouro Nacional permite o resgate antecipado dos seus títulos diariamente, conforme regras abaixo: 

  1. Das 9h30 às 18h, nos dias úteis, os investimentos e resgates serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação; 

  2. Das 18h às 5h e ao longo de todo o fim de semana ou feriado, os investimentos e resgates poderão ser realizados, mas serão liquidados com os preços de abertura do dia útil seguinte. Nesse período, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência; 

  3. Por fim, nos dias úteis, das 5h às 9h30, o sistema fica em manutenção.

A XP Investimentos não cobra tarifa de custódia sobre os investimentos em Tesouro Direto.

BM&FBovespa cobra o valor de 0,25% ao ano sobre o valor aplicado. Esta cobrança é feita de forma pro-rata no primeiro dia útil de Janeiro e Julho, diretamente na conta corrente da XP. O Tesouro Direto notifica via e-mail o valor da cobrança um dia antes do débito.

No resgate e pagamento de juros semestrais, os rendimentos do Tesouro Direto são tributados de acordo com a tabela regressiva de Imposto de Renda:

  • 22,5% até 180 dias
  • 20% entre 181 e 360 dias
  • 17,5% entre 361 e 720 dias
  • 15% após 720 dias

O Imposto é recolhido pela XP, e cabe ao investidor apenas a declaração da posição/rendimentos na Declaração Anual do IR.

[ ! ]  Para resgates dentro do período de 30 dias após a aplicação há a incidência de IOF.

Para realizar o login em sua conta no Tesouro Direto acesse o site: https://tesourodireto.bmfbovespa.com.br/portalinvestidor/[tesourodireto.bmfbovespa.com.br]

Será solicitado o número de seu CPF como “login”.

 A senha de acesso será enviada para seu endereço de e-mail cadastrado em sua conta XP na abertura de conta. Caso não lembre ou não tenha recebido sua senha do Portal do Tesouro, por favor clique em “Esqueci minha senha”.

A Rio Negro Agente Autônomo de Investimentos Ltda é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários, na forma da Resolução CVM 16 2021. A Rio Negro Agente Autônomo de Investimentos Ltda atua no mercado financeiro credenciada à XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM ou através do site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o Agente Autônomo de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O Agente Autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu Agente Autônomo de Investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800 722 3730.