loader image

FAQ

Outras Dúvidas Frequentes

Para desbloquear o Pop-Up de seu computador, verifique o navegador que está sendo utilizado e então siga os passos abaixo:

Google Chrome

Abra o navegador Google Chrome;
Clique no menu que fica na parte superior direita da tela;
Clique em “”Configurações””;
Clique em “Avançado””;
Em “Privacidade e Segurança”, clique em “”Configurações de conteúdo”” e marque a opção “”Permitir que todos os sites exibam pop-ups”;
Clique em “”Concluído””.
Mozilla FireFox

Abra o navegador Mozilla Firefox, clique no menu que fica na parte superior direita da tela.
Clique em “”Opções””
Selecione a aba de Conteúdo e desmarque “”Bloquear janelas pop-ups””.
Clique em “Ok”.
Internet Explorer

Abra o Navegador Internet Explorer;
Clique no botão “Ferramentas”;
Cique em “Opções da Internet”;
Na caixa de diálogo que se abre, escolha a aba “Privacidade”. Em seguida, desmarque a opção “Ativar Bloqueador de Pop-up”;
Clique em “Ok”.
Safari

Opção “Preferências…” situa-se dentro do menu “Safari”
Na guia “Segurança” encontra-se a opção para bloquear (ou desbloquear) pop-ups.
Faça a barra de menu aparecer pressionando “Alt” e em seguida clique em “Editar” e desmarque a opção “Bloquear Janelas Pop-Up”.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incide sobre o rendimento nos resgates feitos em um período inferior a 30 dias.

O percentual do IOF pode variar de 96% a 0%, dependendo do número de dias decorridos da aplicação, incidindo sobre o rendimento do investimento.

1 diaIOF 96%2 diaIOF 93%3 diaIOF 90%4 diaIOF 86%5 diaIOF 83%6 diaIOF 80%7 diaIOF 76%8 diaIOF 73%9 diaIOF 70%10 diaIOF 66%
11 diaIOF 63%12 diaIOF 60%13 diaIOF 56%14 diaIOF 53%15 diaIOF 50%16 diaIOF 46%17 diaIOF 43%18 diaIOF 40%19 diaIOF 36%20 diaIOF 33%
21 diaIOF 30%22 diaIOF 26%23 diaIOF 23%24 diaIOF 20%25 diaIOF 16%26 diaIOF 13%27 diaIOF 10%28 diaIOF 6%29 diaIOF 3%30 diaIOF 0%

No seu navegador (Chrome), pressione ao mesmo tempo as teclas Shift + CTRL + Delete e faça uma limpeza nos dados do seu navegador clicando em “Limpar dados de navegação”. Depois feche todas as abas abertas no seu navegador e faça novo acesso, por favor.

A XP não opera com investimentos de bitcoin e criptomoedas. Caso seja implementado esse investimento em nosso portfólio notificaremos os clientes.

Para regularizar sua conta será necessário realizar o resgate de um investimento ou enviar um TED com o valor suficiente para cobrir o saldo devedor de sua conta XP. Após a regularização do saldo, por favor entre em contato com seu assessor de investimentos para atualização de sua conta na bolsa.

A arena do Investidor é um espaço online, onde os analistas da XP Investimentos apresentam, durante o pregão, suas recomendações. O acesso às salas pode ser efetuado pela área logada, HomeBroker ou XP PRO. 

Observação: certifique-se que sua máquina possui a última versão do JAVA instalado. Isto é imprescindível para o funcionamento da Arena.

A XP Educação é uma plataforma de cursos financeiros online. Oferecendo cursos educacionais sobre os diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado, do nível básico ao avançado. Ela também disponibiliza cursos preparatórios para exames de certificação.

Os clientes da XP Investimentos possuem 40% de desconto na maioria dos cursos da plataforma e você pode acessa-lo através do link https://www.xpeducacao.com.br/ ou através de seu Portal de Cliente XP, clicando em Conhecimento > XP Educação.

Benchmark é o objetivo que um produto tem como meta de performance, ou seja, é o parâmetro que ele pretende superar como rentabilidade para seus investidores.

Normalmente é utilizado o CDI, balizador mais comum para avaliar o desempenho de um produto, porém, também podem ser utilizados outros índices como Bovespa, IPC-A, Dólar, etc.

Portanto, um produto que tenha como Benchmark o CDI tem como objetivo entregar rentabilidades acima do CDI atual. 

CDI são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de transferir recursos entre Instituições que têm reserva e Instituições que necessitam de capital para repor o seu caixa.

A características principal do CDI é acompanhar de perto os ajustes da taxa básica de juros do país, conhecida como a taxa Selic, fixada a cada 45 dias pelo Banco Central, nas reuniões do Copom.

Até recentemente, as taxas do CDI e da Selic estavam em níveis muito similares. Desde o final do ano passado, a distância entre essas duas taxas aumentou e de maneira desfavorável para os investimentos de renda fixa.

As duas taxas são estabelecidas diariamente. O CDI é determinado pelas trocas de dinheiro feitas entre os bancos. Já a taxa Selic, pelas trocas de dinheiro feitas entre os bancos e o Banco Central (BC), que usa como referência a meta estabelecida pelo Copom.

Na prática, o DI é emitido para o período de 1 dia e serve para captação por um banco (emitente) e remuneração por parte do outro banco, que possui excesso de liquidez (adquirente).

Os CDI são registrados na CETIP, que calcula a taxa DI diária (divulgada anualizada) e serve como benchmark para toda a renda fixa do mercado, em especial os fundos DI.

No site da CETIP é possivel utilizar a calculadora DI para auxílio do cálculo de rentabilidade de investimentos atrelados ao CDI.

Clube de Investimento é uma forma de investimento coletivo de pessoas físicas no Mercado de Capitais. Esse grupo é composto por no mínimo 3 e no máximo 50 participantes, para aplicação em Títulos e Valores Mobiliários que podem ser Ações ou Derivativos.

Assim como nos fundos, o patrimônio do Clube de Investimento é dividido em cotas. Ao aplicar seus recursos em um clube, o investidor se torna um cotista. Os cotistas podem fazer a gestão de investimentos do Clube ou contratar um gestor profissional certificado e credenciado à CVM, ambos casos precisam ser eleitos pela assembleia geral.

O clube deve ser administrado por sociedade corretora, sociedade distribuidora, banco de investimento ou banco múltiplo com carteira de investimento, que é responsável pelo conjunto de atividades e de serviços relacionados direta e indiretamente ao seu funcionamento e manutenção.

O retorno dependerá da valorização das cotas, o que, por sua vez, dependerá da valorização dos ativos que compõem a carteira do clube. Como qualquer outro investimento em Renda Variável, o patrimônio do Clube pode ser diretamente influenciado pelas oscilações do mercado, podendo gerar perda patrimonial e consequente desvalorização no valor das cotas. Por isso, é importante, antes de participar de um clube, estar atento à política de investimento que balizará as decisões do gestor.

TradePush é um serviço de notificação para confirmação de ordens oferecido pela XP que tem por objetivo facilitar a comunicação entre o assessor de investimentos e o cliente, quando da realização de operações. Seu assessor de investimentos, ao enviar uma ordem, contará com a opção de definir um prazo para que você a confirme. Após o envio da ordem, você receberá em seu smartphone/tablet, através da tecnologia PUSH, a confirmação. Através da notificação, você poderá alterar, confirmar ou cancelar a ordem.

O IPG-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é um indicador de preços utilizado para medir a inflação (aumento de preços do mercado). Ele é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

O índice considera os preços dos itens cotidianos como comida, transporte, vestuário, etc., a fim de avaliar a movimentação de preços. Quanto mais elevado o preço desses itens, mais o indicador sobe e vice-versa.

Um aumento no índice IGP-M indica, portanto, que os produtos estão mais caros em relação ao período anterior. 

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) é um índice criado para medir a variação de preços do mercado para o consumidor final, e representa o índice oficial da inflação no Brasil. O IPCA é medido mês a mês pelo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística).

É através do IPCA que o Banco Central mede a inflação acumulada do país.

Ele é medido como um reflexo do custo de vida de famílias que possuem renda entre 1 e 40 salários mínimos, com base em 9 regiões metropolitanas do país. Para isso são calculadas despesas com:

  • Educação

  • Alimentação e bebidas

  • Saúde e higiene pessoal

  • Artigos para casa

  • Despesas pessoais

  • Moradia

  • Comunicação

  • Transporte

  • Vestuário

Um aumento no índice IPCA, na prática, significa que provavelmente alguns desses produtos e serviços ficarão mais caros, ou seja, serão reajustados para cima. Esse reflexo da economia é chamado de inflação. Já se o IPCA for negativo, significa que os preços praticados no mercado foram reduzidos, ou seja, houve a chamada deflação.

Portanto, uma queda no IPCA indica que os preços subiram menos em relação ao mês anterior, e não que eles ficaram mais baratos efetivamente. 

Através do IPCA, o Banco Central, junto ao Conselho Monetário Nacional (CMN), pode analisar se as metas de inflação estipuladas estão sendo efetivas, ao verificar o aumento no custo de vida familiar no Brasil. Dessa maneira, podem ser formuladas e implementadas medidas econômicas e políticas monetárias que possam atuar no controle da situação. 

O IPCA também tem influência em investimentos, uma vez que muitos ativos financeiros são atrelados ao índice. São exemplos desses ativos os títulos do Tesouro Direto NTN-B e NTN-B principal, que possuem uma taxa pré-fixada acima do IPCA. Alguns ativos de Renda Fixa, como por exemplo CDBs e Debêntures também possuem essa característica.

A inflação acumulada pode ser consultada em portal do Banco Central e IBGE e é sempre um índice importante a ser considerado na escolha de seus investimentos.

A Caderneta de Poupança é um tipo de investimento financeiro bancário. Ela é isenta de imposto de renda e de imposto sobre operações financeiras (IOF) e tem sua rentabilidade definida pelo Banco Central, independente da instituição em que esteja aplicada. 

É um dos investimentos mais tradicionais e populares devido à sua segurança e liquidez, porém, oferece baixa rentabilidade.

A XP Investimentos não oferece esse tipo de aplicação por ser uma corretora de investimentos.

Rating é uma nota de crédito referente a capacidade de um emissor de honrar integralmente com suas obrigações financeiras.

Eles são emitidos por agências de classificação de crédito especializadas e seguem uma escala própria. 

As principais agências de risco e suas escalas de avaliação são:

Fitch

Moodys

S&P

AAA – Mais alta qualidade

Aaa – Mais Alta qualidade

AAA – Mais alta qualidade

AA – Qualidade muito alta

Aa1, Aa2, Aa3 – Qualidade muito alta

AA – Qualidade muito alta

A – Qualidade alta

A1, A2, A3 – Qualidade Alta

A – Qualidade alta

BBB – Boa qualidade

Baa1, Baa2, Baa3 -Boa qualidade

BBB – Boa qualidade

BB – Especulativo

Ba1, Ba2 – Especulativo

BB – Especulativo

B – Altamente especulativo

B1, B2, B3 – Altamente Especulativo

B – Altamente especulativo

CCC – Risco substancial

Caa1, Caa2, Caa3 – Risco Substancial

CCC – Risco substancial

CC – Risco muito alto

Ca – Risco muito alto

CC – Risco muito alto

C – Risco excepcionalmente alto

C – Risco Excepcionalmente alto

C – Risco excepcionalmente alto

 

A contratação de uma agência de classificação para avaliação de risco é opcional à Instituição Emissora

ETF é um fundo de ações que tem como referência um índice da bolsa de valores, com objetivo de atingir rendimentos iguais ou superiores a esse indicador.

Ele é gerido por um gestor especializado, que acompanha diariamente o mercado e realiza as operações necessárias para obter os melhores resultados possíveis.

Os ETF’s são compostos por cotas, divididas igualmente em relação ao seu patrimônio. Elas podem ser negociadas através da Bolsa de Valores, utilizando uma plataforma de negociação vinculada à uma corretora de investimentos.

O preço das cotas varia conforme o preço das ações que compõem o ETF em questão e o lote mínimo para as ETFs é de 10 cotas.

De acordo com dados da B3, até março de 2017, o patrimônio em ETF somava cerca de R$ 4,4 bilhões. O BOVA11 é o mais negociado, com movimento diário em torno de R$ 180 milhões.

É um tipo de ativo que possibilita diversificação de investimento, por oferecer acesso a diversas ações em um mesmo ETF, e possibilidade de liquidez devido a fácil operacionalidade de compra e venda das cotas.

Na venda, é cobrada alíquota de 15% sobre os lucros obtidos, descontados automaticamente na operação, e as taxas de liquidação e emolumentos da B3 totalizam 0,0325% da operação. Além dos custos de tributação, cada corretora possui ainda uma política para a cobrança de corretagem nas operações de ETFs.

Os proventos recebidos pelas ações que compõem o ETF são automaticamente reinvestidos, e as taxas de administração cobradas pela administradora do fundo geralmente gira em torno de 0,20 a 0,80% ao ano. 

Segundo a Instrução CVM nº 554/2014, são considerados investidores profissionais as pessoas físicas e jurídicas que possuem aplicações financeiras em valor igual ou superior a 10 milhões de reais, e que atestem esta condição por escrito. Também são considerados investidores profissionais: Instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; Companhias seguradoras e sociedades de capitalização; Entidades abertas e fechadas de previdência complementar; Fundos de investimento; Clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por administrador de carteira de valores mobiliários autorizado pela CVM; Agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM, em relação a seus recursos próprios; Investidores não residentes.
Se você não conseguir responder a notificação em tempo hábil, a solicitação enviada para seu smartphone/tablet expira, sendo necessário envio de nova ordem pelo seu assessor.

Os investimentos alternativos são investimentos de exposição ao mercado internacional. Em nossa plataforma você poderá optar por fundos de investimentos internacionais e COE.

Em nossa plataforma, oferecemos diversos tipos de COEs (Certificados de Operação Estruturadas), divididos entre as classes de Ações Internacionais, Índices Internacionais e Fundos Internacionais.

Para habilitar a função TradePush é necessário que você aceite o termo de adesão do serviço em seu aplicativo XP Mobile.

Em seu aplicativo, acesse:

  1. Acesse em Utilitários;
  2. Em seguida escolha a opção “Configurações; 
  3. No  item “Notificações”, habilite a função desejada na aba “Oportunidades”.

Para verificar todas as suas ordens você deve utilizar o histórico da plataforma XP Pro. As ordens que ainda estão aguardando confirmação apresentam o status “WC”, e as que você já realizou interação podem apresentar as seguintes mensagens:  

“Estratégia recusada pelo cliente” – mensagem apresentada quando você negar a notificação em seu smartphone/tablet.

“Estratégia expirada” – mensagem apresentada quando você não responde em tempo hábil a notificação enviada para seu smartphone/tablet.

“O cliente não aderiu aos termos de uso da confirmação de ordem” – mensagem apresentada quando seu assessor envia uma ordem solicitando sua confirmação, porém você ainda não autorizou essa funcionalidade no XP Mobile.  

CVM:

A CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder normatizador abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários. Cabe à CVM, entre outras, disciplinar as seguintes matérias: (i) registro de companhias abertas; de distribuições de valores mobiliários; (ii) credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários; (iii) organização, funcionamento e operações das Bolsas de Valores; (iv) negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; (v) administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários; (vi) suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações; (vii) suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de Bolsa de Valores;

BM&FBovespa:

É uma companhia de capital brasileiro formada em 2008, a partir da integração das operações da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. É a principal instituição brasileira de intermediação de operações do mercado de capitais e a única Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros em operação no Brasil. A BM&FBovespa Supervisão de Mercado (BSM) é responsável pela fiscalização das operações e das atividades dos participantes do mercado e dos agentes de compensação e/ou custódia perante CBLC, bem como pela administração do Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP). 

BACEN:

O Banco Central é a instituição responsável pelo controle da oferta de moeda e pela supervisão de todo o sistema financeiro, nomeadamente os bancos comerciais e outras instituições financeiras. É, dessa forma, a entidade pública que controla um dos principais instrumentos de política macroeconômica: a política monetária.

COAF:

O COAF foi criado pela Lei nº 9.613, de 03.03.98, no âmbito do Ministério da Fazenda, com a finalidade de disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar ocorrências suspeitas de atividade ilícitas relacionada à lavagem de dinheiro.

Na notificação PUSH é possível confirmar, cancelar e alterar as ordens. Ao clicar sobre “”Alterar”” é aberta a tela da boleta no XP Mobile, onde é possível alterar a quantidade e o preço da ordem.
Scroll Up