FAQ

Alavancagem

A alavancagem é permitida até 30 minutos antes do fechamento do pregão ou até suas garantias disponiveis permitirem

O Departamento de Risco, através de comunicados enviados ao cliente insolvente, busca regularizar o patrimônio negativo da conta. Caso as tentativas não tenham sucesso, em D+15 da ocorrência da insolvência, o cliente é colocado no SERASA.

A XP Investimentos monitora a perda potencial máxima do cliente, buscando manter os riscos de sua carteira de acordo com seu Patrimônio Total Projetado (soma financeira de todos os ativos da carteira do cliente marcados à mercado – Carteira de Ações, Ativos de Renda Fixa, Fundos, Conta Corrente, etc).

A cada operação, é determinado o Risco Potencial da carteira do cliente, que é o resultado do somatório dos Riscos Direcionais das posições menos a bonificação do hedge. Nesta situação o Risco Potencial é entendido como a Garantia Exigida XP, ou seja, a garantia necessária para manter a posição.

O Valor do Risco Potencial da carteira deve ser menor ou igual a 100% do Patrimônio Total Projetado do cliente. Caso a posição do cliente esteja alavancada acima do permitido pela XPI e/ou sua conta corrente com saldo negativo em desacordo com as regras de saldo devedor, a XPI poderá, a seu critério, reduzir total ou parcialmente a posição do cliente, sem aviso prévio, em conformidade as regras aqui estabelecidas.

Em outras palavras, caso a Garantia exigida XP seja superior ao Patrimônio Total Projetado, o investidor está passível de enquadramento e deve regularizar a sua posição.

Para consultar a metodologia de enquadramento por alavancagem, consulte nosso site em: Sobre a XP> Compliance>Risco

Lendo o Manual de risco e através da ferramenta “Garantias disponíveis” no seu Home broker. Após este campo ficar negativo, o Risco poderá te enquadrar a qualquer momento. Ou se você ficar 1 dia com saldo devedor, no dia seguinte estará também passível de enquadramento

O cliente pode se encontrar desenquadrado dos níveis de garantia exigidos pela XP por duas razões:

  1. Alavancagem: cliente cujo Risco Potencial de sua carteira seja maior que o seu Patrimônio Total Projetado.
  2. Saldo Devedor: cliente cujo saldo em conta corrente na corretora é negativo a mais de um dia útil.

Nestas situações, o cliente está passível de Enquadramento. É requerida a redução do risco da carteira do cliente liquidando parcial ou totalmente a posição em determinado ativo, ou o aporte financeiro para cobrir saldo devedor e/ou aumentar o patrimônio, reduzindo a alavancagem da carteira.

A estrutura de gerenciamento de Risco da XPI tem como principal objetivo a identificação, avaliação, monitoramento, controle e mitigação dos riscos inerentes as posições de seus clientes. A XPI realiza o gerenciamento dos riscos dos clientes separando o processo em 2 etapas:

1. Risco Pré : É a análise do patrimônio do cliente em sua conta na XPI que define o valor financeiro disponível para a realização de operações no mercado. Risco analisado antes de se abrir posição.

2. Risco Pós : É a análise da carteira de ativos do cliente, determinando os riscos envolvidos em cada posição. É de responsabilidade do cliente monitorar o fluxo de caixa de suas operações uma vez que a posição foi aberta, a fim de evitar o enquadramento do risco para posição mais alavancada que o permitido.

Operações alavancadas são operações em que a exposição financeira ou risco de perdas financeiras é superior ao patrimônio empenhado, ou aquelas que, por essência, possuem natureza alavancada, como: termo, opção e futuro. Ainda, no que tange a análise de Risco sobre a carteira do cliente XP, é considerado alavancado, o cliente cujo risco potencial da carteira do cliente é superior ao seu patrimônio total projetado.
Para abrir uma posição na corretora, o seu saldo no D+0 deve estar positivo e você deve ter uma garantia disponível maior do que uma garantia exigida. Neste cenário, você poderá apenas fechar posições.
Não. Caso você fique com o saldo devedor, no primeiro dia negativo, ocorrerá multa de 1% sobre o saldo devedor. No segundo dia o Risco realizará enquadramento em sua conta, isto é, liquidará algum de seus ativos para saldar a conta.
A corretagem é padrão Bovespa. Que no caso é 0,5% do valor da operação + R$ 25,21 ou mínimo de R$ 100,00
Como você já realizou a compra dos ativos, no dia da liquidação da compra o encerramento do contrato de BTC é feito automaticamente pela corretora.

A Rio Negro Agente Autônomo de Investimentos Ltda é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários, na forma da Resolução CVM 16 2021. A Rio Negro Agente Autônomo de Investimentos Ltda atua no mercado financeiro credenciada à XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM ou através do site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o Agente Autônomo de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O Agente Autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu Agente Autônomo de Investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800 722 3730.