FAQ
Alavancagem
A alavancagem é permitida até 30 minutos antes do fechamento do pregão ou até suas garantias disponiveis permitirem
O Departamento de Risco, através de comunicados enviados ao cliente insolvente, busca regularizar o patrimônio negativo da conta. Caso as tentativas não tenham sucesso, em D+15 da ocorrência da insolvência, o cliente é colocado no SERASA.
A XP Investimentos monitora a perda potencial máxima do cliente, buscando manter os riscos de sua carteira de acordo com seu Patrimônio Total Projetado (soma financeira de todos os ativos da carteira do cliente marcados à mercado – Carteira de Ações, Ativos de Renda Fixa, Fundos, Conta Corrente, etc).
A cada operação, é determinado o Risco Potencial da carteira do cliente, que é o resultado do somatório dos Riscos Direcionais das posições menos a bonificação do hedge. Nesta situação o Risco Potencial é entendido como a Garantia Exigida XP, ou seja, a garantia necessária para manter a posição.
O Valor do Risco Potencial da carteira deve ser menor ou igual a 100% do Patrimônio Total Projetado do cliente. Caso a posição do cliente esteja alavancada acima do permitido pela XPI e/ou sua conta corrente com saldo negativo em desacordo com as regras de saldo devedor, a XPI poderá, a seu critério, reduzir total ou parcialmente a posição do cliente, sem aviso prévio, em conformidade as regras aqui estabelecidas.
Em outras palavras, caso a Garantia exigida XP seja superior ao Patrimônio Total Projetado, o investidor está passível de enquadramento e deve regularizar a sua posição.
Para consultar a metodologia de enquadramento por alavancagem, consulte nosso site em: Sobre a XP> Compliance>Risco
O cliente pode se encontrar desenquadrado dos níveis de garantia exigidos pela XP por duas razões:
- Alavancagem: cliente cujo Risco Potencial de sua carteira seja maior que o seu Patrimônio Total Projetado.
- Saldo Devedor: cliente cujo saldo em conta corrente na corretora é negativo a mais de um dia útil.
Nestas situações, o cliente está passível de Enquadramento. É requerida a redução do risco da carteira do cliente liquidando parcial ou totalmente a posição em determinado ativo, ou o aporte financeiro para cobrir saldo devedor e/ou aumentar o patrimônio, reduzindo a alavancagem da carteira.
A estrutura de gerenciamento de Risco da XPI tem como principal objetivo a identificação, avaliação, monitoramento, controle e mitigação dos riscos inerentes as posições de seus clientes. A XPI realiza o gerenciamento dos riscos dos clientes separando o processo em 2 etapas:
1. Risco Pré : É a análise do patrimônio do cliente em sua conta na XPI que define o valor financeiro disponível para a realização de operações no mercado. Risco analisado antes de se abrir posição.
2. Risco Pós : É a análise da carteira de ativos do cliente, determinando os riscos envolvidos em cada posição. É de responsabilidade do cliente monitorar o fluxo de caixa de suas operações uma vez que a posição foi aberta, a fim de evitar o enquadramento do risco para posição mais alavancada que o permitido.